Os riscos que envolvem a compra e venda, de um imóvel, sem assessoria
A venda direta de imóveis, ou seja, sem assessoria de um corretor ou imobiliária, pode gerar uma boa dor de cabeça! Isso porque muitas vezes as pessoas buscam por imóveis com valores abaixo do mercado e, negócios menos burocráticos que trazem uma falsa sensação de economia.
A facilidade na busca por imóveis e a possibilidade de negociação direta, alimentou uma falsa perspectiva sobre os procedimentos que são indispensáveis na hora de comprar e vender seu imóvel. Hoje o mercado imobiliário é um dos mais lucrativos no país, e com isso tem chamado a atenção de pessoas inidôneas, que se passam por proprietários de imóveis e negociam esses imóveis.
Os riscos envolvem
• Aquisição do mesmo imóvel, por várias pessoas, através de golpistas, ocasionando a perda total do investimento, muitas vezes irreparável.
• Aquisição de imóveis superfaturados onde você vai pagar mais do que deveria na hora de registrar seu imóvel.
• Contratos abusivos e negligenciados com clausulas que não seguem as práticas do mercado
• Documentação irregular, impostos atrasados, processos de penhora, disputas de herança, cobranças de dívida ativa entre outros, que podem trazer sérios prejuízos financeiros.
Assessoria imobiliária e jurídica
Na hora de adquirir um imóvel, você precisa estar atento às questões relativas à documentação. Muitas vezes os imóveis passam por alterações de propriedade tais como direitos de herdeiros, falecimentos, inclusão de hipotecas, gravames, penhoras, transferências e demais alterações que devem constar no Cartório de Registro de Imóveis.
Além da elaboração do contrato de compra e venda, a assessoria imobiliária inclui a verificação de escritura, IPTU, certidão de matrícula atualizada, emissão de certidões entre outros necessários. Essa regulamentação de documentos e análise de riscos é necessária para que não ocorram intercorrências no processo de compra e venda.
A assessoria jurídica auxilia as pessoas do ponto de vista legal a, fazerem bons negócios, abordando temas relacionados aos riscos que envolvem as negociações e aumentando a segurança nas transações. Ambas contribuem para que o processo de compra e venda seja saudável e rápido, tais como a transferência de propriedade e posse do imóvel sem vícios.
É importante saber que todas as transações de compra e venda, escritura e registro devem ser oficializadas em cartório para que os envolvidos estejam protegidos juridicamente, lembrando que contratos de gaveta devem ser evitados!
Você cliente, que já passou por uma compra direta e que hoje não consegue registrar seu imóvel, nós da Maná Imóveis conseguimos abraçar sua causa e prestar a assistência que você precisa. Entre em contato conosco!